sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Os Sabbats

 

waterhouse_the_magic_circle

     Na religião Wiccaniana existem oito datas importantes, onde todos os bruxos homenageiam as Divindades primordiais da Wicca: a Grande Deusa Mãe e o Deus Cornífero.

     Estas oito festas estão em ressonância com as quatro estações e estão simbolicamente associadas à evolução da vida do Deus Corníferos que nasce, envelhece e morre a cada ciclo. Estas cerimônias derivam dos antigos festivais que celebravam a mudança das estações do ano e o período de plantio e colheita das sementes, já que a Wicca teve seu apogeu entre tribos européias em desenvolvimento agrícola. Seu conceito e princípio básico é de que a força do tempo e espaço que comanda o Universo é cíclica.

     Como a Deusa é eterna, essas celebrações tentam expressar de maneira simbólica o nascimento, a infância, a adolescência, a plenitude e a morte do Deus Cornífero, que sempre volta ao ventre da Mãe para renascer no ano seguinte jovem e vigoroso. Isto simboliza o próprio ciclo do Sol passando pelas estações do ano.

     Essas celebrações são chamadas de Sabbats e a cada estação comemoram-se dois: logo no início da estação é comemorado um sabbat de boas-vindas ao período e quando ela chega ao fim celebra-se um de despedida.

     Os sabbats recebem nomes e são subdivididos em quatro principais:

Imbolc (Candlemas)

Beltane

Lughnasadh (Lammas)

Samhain

    Além dos quatro sabbats principais existem outros quatros que são secundários:

Equinócio da Primavera ou Ostara

Solstício de Verão ou Litha

Equinócio de Outono ou Mabon

Solstício de Inverno ou Yule

sabbats

     Nos sabbats dos Bruxos não há sacrifícios (humano ou animal), não há o que chamam de magia negra, não há rituais anticatólicos. Os Sabbats são simplesmente uma ocasião em que os Bruxos celebram a Natureza, dançam, cantam, deliciam-se com alimentos e reverenciam as deidades da Religião Antiga (principalmente a Deusa da Fertilidade e seu Consorte, o Deus). Em certas tradições Wiccanas, a Deusa é adorada nos Sabbats de Primavera e Verão, enquanto o Deus é homenageado nos Sabbats do Outono e do Inverno.

     A celebração de cada sabbat é uma experiência espiritual intensa e sublime que permite aos wiccanos permanecerem em equilíbrio harmonioso com as forças da Mãe Natureza.

RODA DO ANO

 

19Tany Ada

Nenhum comentário:

Postar um comentário