sexta-feira, 29 de julho de 2011

Deusas

Afrodite

Afrodite

     Deusa da beleza física, do amor e da sexualidade. Uma das doze principais divindades olímpicas gregas, considerada a rainha do céu Fenícia. os gregos diziam que Afrodite nasceu da união do céu e o útero fértil do mar. Tradicionalmente reverenciada, os gregos num esforço ao assimilá-la, relegaram-na ao papel de Deusa do amor.

Arianrhod

arianrhod-emily-brunner

     Seu nome significa Roda de Prata ou Grande Mãe Frutuosa, Arianrhod é a face Mãe da Deusa Tríplice para os povos de Gales. Honrada em especial na Lua Cheia, ela é a guardiã da Roda de Prata, símbolo do tempo e do Karma. Senhora da Reencarnação.

Athena

athena

     Athena foi eleita a padroeira da cidade de Athenas em uma competição para o Deus Poseidon, quando o Deus ofereceu ao povo as ondas do mar e Athena plantou a Oliveira, sendo o presente de maior utilidade. Segundo o mito, Athena era uma Deusa mínoana, guardiã da terra e da família, a quem foram acrescentadas características guerreiras da Deusa, Pallas, trazida pelas tribos gregas. É uma Deusa Lunar filha de Zeus, virgem assexuada e possuidora da Sabedoria, da ordem, da justiça, das artes e das estratégias, protetora do lar e da comunidade. personificada como Minerva, a Deusa Romana do pensamento, dos cálculos e das invenções, padroeira das habilidades criativas.

Blodeuwedd

bloddewued

     Seu nome foi traduzido como “flor branca” sendo representada, muitas vezes, com um lírio branco nas cerimônias de iniciação Celtas e Gales. Criada por Math e Gwydion, o Druída, para ser esposa de Heu, foi transformada em coruja por causa de seu adultério e da conspiração para a morte do marido. Aspecto virginal da Deusa Tríplice dos galeses, Blodeuwedd tinha por símbolo uma coruja. Seu domínio é o das flores, sabedoria, mistérios lunares e iniciações.

Brigit

Brigid3

     Seu nome significa “flecha de poder”. Brigit era filha do Dagda, sendo chamada A Poetisa. outro aspecto de Danu, associada a Imbolc. Tinha uma ordem dedicada a ela, formada só por mulheres, em Kildare, na Irlanda, que se revezavam para manter o fogo sagrado sempre aceso. Deusa do fogo, fertilidade, lareira, todas as artes e ofícios femininos, artes marciais, curas, medicina, agricultura, inspiração, aprendizagem, poesia, adivinhação, profecia, criação de gado, amor, feitiçaria, ocultismo.

Cerridwen

Cerridwen

     Deusa da Lua do panteão galês, sendo chamada de Grande Mãe e A Senhora Deusa da Natureza, Cerridwen era esposa do gigante Tegid e mãe de uma linda donzela Creirwey e de um feio rapaz, Avagdu. os bardus galeses chamavam a si mesmos de Cerddoríon, filhos de Cerridwen. Há uma lenda que diz que o grande bardo Taliesin, druída da corte do rei Arthur, nascera de Cerridwen e se tornara grande mago após tomar algumas gotas de uma poderosa poção de inspiração que Cerridwen preparava no seu caldeirão.

     Cerridwen é ainda a Deusa da Morte, da fertilidade, da regeneração, da inspiração, magia, astrologia, ervas, poesia, encantamentos e conhecimento.

Hécate

HECATE

     A Deusa Tríplice e Anciã, representada por três cabeças de caráter Lunar, seu domínio seria da Lua Minguante, a Senhora da Sabedoria, que regia os efeitos em geral, as feiticeiras, os mistérios da noite, os cães, os venenos e considerada a guardiã dos caminhos.

     Como uma Deusa escura, Hécate tinha o poder de afastar os espíritos maléficos, encaminhar as almas e usar sua magia para a regeneração, a Senhora dos Mortos.

     Essa Deusa era homenageada com procissões, em que se carregavam tochas e com oferendas, as chamadas “ceias de Hécate”.

     Deve ser invocada para afastar as tempestades em dias de colheita.

     Reverencie esta Deusa, pedindo-lhe que ajude a transmutar as sombras do passado, facilitar e guiar suas escolhas no presente e iluminar seus caminhos para o futuro.

Ísis

Goddess-Isis-LisaIris

     Ísis é a Senhora dos Mistérios, da vida e da morte. Seu nome original era Aset, que significa espírito. Deusa egípcia, Ísis recebeu este nome pelos gregos depois que estes invadiram o Egito. Assim Ísis tornou-se conhecida e cultuada na Ásia Menor e em grande parte da Europa.

Isthar

Ishtar

     Antiga Deusa Babilônia da fertilidade amor e (depois) de guerra e que foi largamente adorada na região da Mesopotâmia sob vários nomes (Inanna, na Suméria) para mais de 5000 anos.

     Seus títulos eram Rainha do Céu e Rainha da Terra. Sua coroa, os níveis de chifres lunares cercar um cone, simbolizava a montanha sagrada e seus laços com a Terra, céu e do submundo. Dentre seus muitos símbolos foram a Lua Crescente e a estrela de oito pontas (Vênus).

     Quando seu consorte, Tamuz, foi levado para o submundo ela recuperou-o, deixando uma peça de vestuário ou jóia em cada um dos sete portões (Lua Minguante). Quando ela o trouxe de volta, o ciclo de vida foi renovado (Lua Crescente).

Morrigan

morrigan

     A Morrigu era tida como a grande Rainha, Senhora suprema da Guerra, Rainha dos Fantasmas e Rainha Espectro, pois possuía uma fonte mutável. Reinava sobre os campos de batalha, ajudando com sua magia. Representa o aspecto idoso da Deusa Tríplice, sendo associada aos corvos e gralhas. patrona das Sacerdotisas e feiticeiras.

Tiamat

Tiamat a deusa dos dragões

     É uma Deusa das mitologias Babilônia e Suméria. Ela tem a forma de um dragão e representa o caos aquoso primordial. Dela se originou tudo o que existe, incluindo os Deuses.

     Tiamat personifica a água salgada enquanto seu esposo, Apsu, era a personificação da água doce.

21m598o Tany Ada

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário