segunda-feira, 4 de julho de 2011

O que é a Wicca


Com a chegada do século XXI ressurge uma religião que se propõe a resgatar a Deusa Mãe e as forças da Natureza.
A Wicca traz dos antigos cultos pré cristãos a inspiração para cultivar sua filosofia, onde tudo é criado por uma divindade feminina.

A Wicca vem do inglês arcaico "wicce" ou do saxão "wich" que significa dobrar, girar ou moldar. Daí a ideia dos principais objetivos da bruxaria moderna, que é transformar a Natureza em nosso favor.

Os homens primitivos viviam acreditando na Natureza e em seus ciclos. os cultos wiccas remontam ao período Paleolítico e Neolítico onde as crenças eram centradas no culto ao feminino e nos mistérios da fertilidade. O homem antigo não tinha ainda associado a reprodução ao ato sexual e via a gravidez e o nascimento como algo sagrado, como um presente dos Deuses.

Nossos ancestrais acreditavam que as mulheres engravidavam deitadas ao luar, através da Grande Deusa personificada como a Lua.

Esse princípio Divino feminino prevaleceu muito tempo com a crença de que havia uma Deusa que criara tudo que existia sobre a Terra, até mesmo seu complemento masculino, o Deus.

O culto portanto era à Deusa e ao Deus, como à Lua e ao Sol.

Com o passar dos anos, os valores se inverteram e foi se dando maior valor ao masculino e menor valor ao feminino, até os dias atuais.

A Wicca resgata essa origem e mostra que há um equilíbrio entre mulher e homem, a Deusa e o Deus se complementam.

Wicca é a antiga religião dos europeus ressurgida publicamente na Inglaterra e em vários países da Europa a partir de 1951 quando foram revogadas as últimas leis contra a bruxaria. Para ter total monopólio religioso, a Igreja Católica decidiu caçar e queimar praticantes da antiga religião. A igreja difundiu a falsa crença de que se tratava de uma religião maligna dizendo que os wiccanos eram satanistas e vendiam suas almas ao Diabo.
Papa Inocêncio VIII








" Vale salientar que muitos elementos atribuídos à bruxaria foram criações da Igreja Católica que, com o fim do feudalismo e as convulsões sociais decorrentes, via sua hegemonia ameaçada. Assim, o Santo Ofício (Inquisição) tinha como meta resguardar a fé, ou melhor, o domínio da Igreja."


É importante esclarecer que wiccanos não acreditam no Diabo.

Após 200 anos de exclusão, o brilho da Deusa voltou a aparecer.

Gerald Gardner foi quem reavivou na Europa e Estados Unidos a bruxaria. Apesar de ter sido criticado por quebrar as leis e segredos das tradições da bruxaria com suas publicações, lhe deu um impulso religioso que não parou de crescer até os tempos atuais.



Texto adaptado de Claúdia Carsughi







Tany Ada














Nenhum comentário:

Postar um comentário